supernova (1)Ontem assisti a um desses programas instrutivos, num desses canais pagos e fui tomada por informações sobre o cosmos, as maravilhas do universo gerado a partir da explosão das grandes estrelas. Segundo consta,cientificamente falando, as supernovas nos presentearam  as galáxias, os sistemas solares, os planetas  e as estrelas. No momento das explosões, descobriu-se, é liberada uma quantidade absurda de neutrinos, que são partículas trilhões de vezes menores que os átomos. Estas partículas- fantasma estão por todo lado, estão passeando no meu corpo no momento em que escrevo estas linhas bobas. Somos atravessados por esta energia o tempo todo. Penso nela cobrindo  Rio Grande, Bratislava,Xique-xique, Tóquio, São Paulo, Itajaí; circulando dentro da minha adorável cachorra, trespassando meu marido,meus amigos de cabo a rabo. Adoro imaginar que esta força energética nos move e faz tudo, até as pedras terem um tipo de vida própria .

Nós somos  crias das supernovas. Somos feitos das estrelas. Por isto quando andamos à noite e olhamos para o alto nos sentimos, de alguma forma parte delas. Porque de fato somos! Elas são os nossos pais.

Ontem, a energia ancestral das estrelas literalmente entrou pela tela da minha televisão e me contaminou. Meus parentes estelares ,através de moderna parafernália de comunicação, acabaram conseguindo me lembrar da minha origem esquecida no tempo e no espaço.

supernova-710x431

A Bíblia fala :do pó viemos, para o pó voltaremos.

É  seguro pensar que estamos na rota de uma destas estrelas que estão a morrer neste momento. O destino do universo,podemos afirmar, está nas cinzas das estrelas agonizantes. É nelas que a destruição e a criação se encontram . Do pó estelar viemos, para o pó estelar voltaremos. Trágico e poético. Quiçá,um fim digno para a humanidade.

Sempre que olhar para o céu  vou lembrar que tem estrela agonizando .Será inevitável não sentir uma certa melancolia. Vou olhar sabendo que pertenço a elas . Vou olhar e ver diferente. Saberei ,então, que sou um pedaço delas. Desgarrado. E que um dia irei voltar.Vou olhar para o alto e saudar, com doçura e certeza , minha família que me espera.

*Hoje, 27 de janeiro de 2013, ao olhar para o céu à noite lembrarei que quase 250 novas estrelas não mais agonizam , pois voltaram para casa. O brilho esta noite será mais intenso,pois há novos sorrisos lá no alto dizendo pra gente que tá tudo bem…que o universo apenas se expandiu um pouco mais .( homenagem aos que perderam a vida em Santa Maria-RS )

estrelas10a2

Obs:Não era pra ser, quando comecei a escrever, mas foi inevitável  lembrar destes jovens da tragédia de Santa Maria…uma  pequenina, nina homenagem .

