marylin mornoe 2Balanço do ano passado:perdas e ganhos.

Perdi minha cachorra Bolinha Maria , meu gato Jah e,no final dele, minha voz antiga.

Perdi chances de  divulgar meu livro,palestras, perdi tempo com o Facebook, perdi  o sono por bobagem , por coisas menos importantes. Perdi  oportunidades de explorar São Paulo, porque perdi a coragem de me perder por lá. Perdi de não fazer cursos interessantes,de ficar mais enxuta com as minhas dietas, perdi filmes que não deveriam ser perdidos.Perdi dinheiro comprando roupa e sapato que nem usei!Perdi de manter o equilíbrio em situações e energia com quem não merecia. Perdi de assistir ao show da Bibi, da Liza , da Madonna. Perdi as estribeiras com pessoas que amo e a chance de ficar calada em horas bobas. Perdi chances de ajudar o próximo,de trabalhar em meu próximo livro, a virgindade da pele por culpa de duas dezenas de furúnculos .Perdi chances de dizer eu te amo, mas menos que no ano anterior ( o que já é um ganho!).

………………………………………………………………………………………………….

Ganhei 365 dias de vida, de chances incríveis de ser feliz. Ganhei  uma amiga argentina espetacular, uma vizinha atenciosa e querida, uma turma de ginástica nota 10.Ganhei muitas demonstrações concretas de amor do marido ,dos meus pais e de um ou outro amigo. Ganhei tempo de luto  ,uma vitória de menos dez quilos na balança , a condição de conhecer restaurantes incríveis em São Paulo e no mundo.Ganhei na aquisição de dezenas de livros fascinantes,um novo olhar sobre as pessoas simples e sobre as mais complexas.Ganhei viagens que me abriram horizontes.
Ganhei  o reencontro com colegas do ginásio , quarenta anos depois e fotos desencavadas dos baús particulares de algumas delas.Ganhei  fé na amizade e amigos que também sofrem com o sofrimento dos animais.Ganhei na largura do peito que acomoda mais quantidade de dor, resiliência  e capacidade de dimensionar melhor a dor alheia.Ganhei seguidores,leitores amorosos do meu livro,ganhei chocolate e tortas deliciosas da minha comadre. Ganhei receitas maravilhosas,a cura de alguns medos,brincos Swarovski  de aniversário do meu filho. Ganhei mimos das pessoas e puxões de orelha também.

Ganhei mais do que perdi. É sempre assim. Só que às vezes a gente não quer parar para ver a balança.

A gente ganha até quando perde. Ganha experiência, ganha uma lição!

Em 2013 espero alargar minha lista de ganhos ainda mais , pois aprendi que perder ou ganhar só depende de mim , da minha disposição para a novidade de vida e o que vou fazer com ela.

Que venha a vida ,que eu mato no peito!

Marilyn-Monroe- na praia

