Pode ser bobagem, mas estou um pouco enlutada pela perda de mais um órgão. O primeiro, o apêndice, precisou deixar-me em tenra idade. Dezenove anos e uma romântica história envolvendo um início de namoro com meu marido me dando carona do hospital pra casa na sua Brasília vermelha.Com o útero, confesso, senti até um certo alívio.Não queria mais filhos, nem câncer, daí… 

A vesícula aguarda impaciente na fila há alguns anos. Mas a borboleta…ai, eu tinha um apego pela minha.Talvez por ser a tireoide um órgão do gênero feminino ou por ter esta forma tão inusitada ,primaveril,sentada  ali no meio do pescoço a me arrematar  tão poeticamente como uma gravatinha ,como um broche antigo emprestado de mãe ,eu gostava dela.

À procura da etimologia da palavra descobri encantada o porquê da minha meio angústia e não é para menos- ora bolas-que estou com este sentimento de quem se encontra desarmada,desguarnecida. Thyreós, do grego significa escudo ( embora haja controvérsia que possa ter vindo de Thýra-porta). Teria Galeno comparado a cartilagem a um escudo, não tanto pela sua forma, mas por sua função protetora, resguardando a laringe?

Sem borboleta, sem escudo em forma de borboleta me sinto um tanto desprotegida.

Fazes-me falta( desculpa-me Inês Pedrosa por tomar emprestado o título da tua obra), mesmo cheia de nódulos , volumosa e incômoda, ó pedaço de mim que se foi. Um  grande “babado”, segundo o médico ( fico a imaginar uma grande cascata de brigadeiros meio derretidos,uns sobre os outros).Não havia mais espaço para nenhuma família de nódulos. Amontoavam-se e viviam felizes papai, mamãe, filhinhos e agregados…todos agora na lata de lixo! Mas eram meus!

Isto era para ser um artigo sério. Mas eu sempre brinco com coisas sérias. A borboleta voou. Ficou um talho, o alívio do diagnóstico e de complicações futuras e a esperança grande de perder alguns quilinhos daqui para a frente.

O escudo físico já não existe na garganta. Mas que Deus me provenha o escudo maior que me cubra por inteiro, salvaguardando  meu corpo e meu espírito  para que possa exercer com dignidade todas as minhas capacidades . Amém.

