O SOL DIZENDO ADEUS NO ALASKA NO ÚLTIMO DIA DE VIAGEM…

Clique para ouvir…do cd que trouxe e compartilho .

DREAM CATCHERS OU FILTRO DOS SONHOS

Os videntes nativo–americanos ensinam que a Grande Aranha, teceu a Teia do Universo para relacionar todas as coisas. (Enquanto teço este texto, reflito que o mundo todo está ligado por uma “WEB” = teia em inglês). Para eles, a Aranha ao mesmo tempo é Avó e Criadora que cria novas energias dentro da existência. Ela tem a “Medicina da Criação”.

Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que a um velho índio- ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha-apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas.

Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento à morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela dizia :

“Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios”.

No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe:

“No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do novo dia”

Esse círculo é conhecido como “dreamcatcher” (apanhador de sonhos). Aqui no Brasil é chamado de Filtro dos Sonhos ou Coletor de Sonhos.

Trata-se de um instrumento de poder para assegurar bons sonhos para aqueles que dormem debaixo dele, e também para trazer visões.

É uma mandala. Segundo Jung, a mandala se encontra na própria alma humana, aparecendo nos sonhos e em diversas imagens criadas pelo nosso inconsciente.

Coloque seu filtro de forma ritualística. Isso é o que diferencia um adorno de um instrumento de poder. Purifique antes o ambiente, o próprio filtro, e coloque sua intenção. Faça sua própria cerimônia. Peça proteção para o lar, família, pensamentos.

No xamanismo evoca-se a essência espiritual da aranha para compreender melhor a “teia da vida”, para evocar a criatividade e a imaginação. Inspira a visão e o poder para trazer nossos sonhos até a realidade. Para se obter independência e coragem, para rompermos com armadilhas que criamos, sejam emocionais ou espirituais. Para rompermos a teia da ilusão, construirmos novos sonhos, para sonharmos mais, para tecermos nossa própria vida.

(Um dos meus Filtros dos Sonhos-claro que trouxe!!!-…sobre trilho de mesa tribal ,que também adquiri por lá).

Fonte de pesquisa: http://www.xamanismo.com.br

*************************************************************************************************************************************************************************************

CAÇADORES ESQUIMÓS EM  1949 !

A seguir apresento a vocês um documentário espetacular , narrado por um dos filhos de um caçador que retrata a dura jornada diária de sobrevivência de um esquimó em 1949.A habilidade de um pai, acompanhado de seus dois filhos no duro inverno do Alaska. A preparação do alimento , a confecção do vestuário e calçados pela mãe , de armas pelo pai e filhos ,o enfrentamento das intempéries.Esta preciosa história cativa e emociona pela dificuldade , pela simplicidade e espírito de sobrevivência.E impressiona pela alegria que se pode ver estampada nos rostos gelados e sorridentes a despeito de tudo .

ENCANTAMENTO, TEU NOME É ALASKA!

GELEIRA que visitamos em Juneau,capital do Alaska…passeio estonteante!!! 

Dá pra crer neste azul?

Uma visão panorâmica pela máquina do Kadado…( clique para ampliar a foto pequena abaixo)
“Com certeza os dedos de Deus andaram brincando de castelos imaginários,
riachos,reinados por lá…e tingiram a água de anil só para destacar o branco.
Cansado,Deus foi embora e esqueceu de desfazer a brincadeira…”

Abaixo, a (abominável) mulher das neves…

The Hills are alive…

Fui! 

**************************************************************************************************************************************************************************************

Pra quem quer mergulhar mais fundo na cultura Inuíte( esquimó), segue um registro super interessante que mostra a dureza da vida deste povo. O pai que acorda mais cedo e vai apanhar  um pedaço de gelo para fazer o chá da manhã, as crianças que vão para a escola com 30 graus negativos e a mãe que com esta temperatura, carrega o bebê nas costas e ,na rua, lava a roupa da família. Pequenos exemplos deste documentário que serve para enriquecer nossa vida e nos fazer refletir em quão valoroso e diferenciado é o ser humano.

**********************************************************************************************************************************************************************************************

Eu e meu burrico Rogério Carlos esperamos que tenham curtido este post . No seguimento teremos a lenda maravilhosa de como a luz se fez na humanidade…O CORVO ROUBA O SOL ! 

Por hoje é só , pessoal!

ass: a …Mulher das Neves

Anúncios