Tenho pensado muito sobre  o  valor dos amigos de uns tempos pra cá…e  de como estas relações- quando verdadeiras -afetam  e transformam a nossa vida.

Quando se é jovem escuta-se falar na importância da amizade e todo este blá blá blá romântico meio esvaziado pela falácia costumeira,mas estes amigos ou se perdem pelo caminho ou só serão testados  em provas futuras e aí sim, o tempo dirá.

Amigo é uma coisa engraçada. Cai no colo da gente. A gente não busca. É coisa de química. Ou dá liga ou não dá. Não se explica muito. Tem aquela pessoa que a gente conhece há 40 anos e às vezes, não se tem a mesma intimidade do que aquela que se fez há três, com quem se conversa de tudo. Engraçado isto! Vai explicar!

Tem amiga pra todas as horas. Para todos os setores da vida. Amiga para se chorar no colo. Desabafar sobre tudo. Amiga para a parte prática da vida…a eficiente, que te quebra os galhos urgentes do cotidiano, uma mão na roda…salve ela!

Tem a amiga filosófica, aquela sempre pronta pra tomar um café na esquina e passar horas divagando um papo- delícia . A amiga porra louca, pra comemorar, estourar champagne, rir muito e falar abobrinha, dizer muita merda ,não juntar com cré , desopilar o fígado, a amiga terapêutica !

Há a amiga formal, centrada, que te dá bons e sábios conselhos. Sacode a cabeça com as tuas doideiras, mas está sempre lá disposta a ouvir.

Eu tenho amigos assim…loucos e santos!

Tenho uma turma de quatro,no Rio,que se junta para hablar solamente en español, quando  então baixam quatro entidades engraçadíssimas .Um exorcismo  que rende,por baixo, uma hora  da mais pura e barata terapia e quilômetros de risadas e insights sobre cada uma de nós. Caramba. Isto não tem preço!

Há gente que a gente reencontra  no meio da estrada…depois de trinta anos.E aí a amizade engata pra valer, começa  um ponto a emendar no outro e a trança vai ficando bonita  e vistosa.

Tem amiga que te abre a casa, te põe dentro, larga o marido dormindo no início da noite, aparece no quarto de hóspedes e se enfia na tua cama só pra papear até de madrugada, lutando pro sono não roubar o pouco tempo que se tem e a saudade que é muita pra se matar.

Tem  amiga que ficou do teu lado na hora mais difícil da tua vida e passou a noite inteira velando contigo o corpo do teu filho , quando  todos já  foram e só o frio e o silêncio te sobraram por companhia.

E tem os que vieram dar colo depois, os que quiseram vir  e  a gente impediu porque seria uma loucura e os que não puderam.

Há os que te fazem rir sempre …ah, abençoados estes! (E são muitos, pra minha sorte!)

Há o amigo complicado, o cheio de nove horas, o que fala difícil, o que tá sempre com a agenda lotada, o embromador, e há, logicamente, o arroz de festa. Este é uma delícia!Tá sempre pronto pra ser arrastado pras tuas invenções de última hora.

Tem aquele que fala e a gente, pra entender, precisa se auxiliar da leitura labial. Um porre! Voz baixa e ininteligível.

E tem aquele que valoriza o passe, faz charme ,diz que não sabe se vai dar, mas sempre acaba aparecendo, fazendo entrada triunfal e roubando a cena.

Há o amigo sedutor,há o bajulador, há aquele que a gente precisa sempre elevar a estima. E há aquele que numa roda monopoliza e faz um gran dramalhon de qualquer situação mais aflitiva da sua vida.

Tem amigo que neste exato momento está tentando matar a charada pra sacar em qual  desses modelos foi “encaixotado”.

Tem o que compra suas brigas e se preciso dá um “chega pra lá “em pessoas nefastas à sua vida (tenho uma comadre que além de amiga é um cão de guarda e boa de briga! rs)

Há o amigo sonhador, aéreo…há o que está sempre atrasado PQP, a gente precisa se munir de paciência pra não estourar com ele porque NÃO ADIANTA, ele não vai mudar por sua causa, afinal sempre haverá mil desculpas e ele chegará com a cara mais linda e deslavada e te dará o abraço mais gostoso que te derreterá inteira e o atraso não fará mais nenhuma diferença,pois o tempo só começará a contar depois que ele chega e ponto final.

Amigos são um barato! Complexos, cheios de truques, são coelhos, pombos e flores que temos  na nossa cartola !

Não abro mão deles e aprendi que devo fazer gestos concretos para demonstrar minha amizade.

Não basta FALAR, mandar cartão, abraçar.

A gente tem que  demonstrar  !

Não dá pra ter frescura…planejar muito. Tá com saudade, pega o avião. Faz uma surpresa. Se atira. Convida o amigo pra almoçar fora. Chega de surpresa com uma flor arrancada da rua ( pelo amigo vale o risco de ser taxada de politicamente incorreta !) Pega uma matinè com a amiga. Convida a amiga pra olhar o mar. Não economiza! Seja criativa. Escreva um verso. Leve um pedaço de bolo pra ela. Dane-se a dieta dela. Ela vai ficar tão feliz com o gesto!Faça um desenho, por pior que seja o seu traço. Combine uma ida  ao salão juntas. Convide-a pra fazer uma caminhada.

Eu estou engatinhando na arte da amizade. Mas quero dizer para os meus amigos que eu ESTOU TENTANDO.

Afinal,os amigos são a família que a gente ESCOLHEU para nós.

Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que “normalidade” é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

Minhas amigas são lindas!!!

Com amigos a vida é uma festa !!!!!

Rê , Bianca e eu…felizes.

Minhas irmãs portuguesas Bel e Mi  comigo no Porto-Portugal…do lado de lá também tem festa!!!! ( tem  um monte de amigos lá :Duarte, Rogério, Lena,Teresa,Cristina, Zé, se eu citar todo mundo vai ficar uma tripa compriiida que só!)

Amigos novos, mas já muito queridos…Cida e Toninho.

Na gandaia com CABIDE  …e a mana loiruda do lado!

Nêncy, que agora toca violão pro meu polaco lá no céu …

Alguém esqueceu de levar os meus óculos!!!! Palhaçada!!!!Tava P da vida!

( Cantando com Lobinha e Músculo )

As time goes bye…

Kkkkkkkk Tá derretendo a maquiagem da negôna? Não!!! Num ato de rebeldia Valéria começou a se achar muito escura e começou a arrancar os pedaços do make-up! Não gostou da maquiadora que eu levei pra ela rsrsrs Minha amiga que veio do sul kkkkkkkkkkkkkkkkDeixou ela um tição!!!!!

Uma das vozes mais lindas da Cia musical…Ticiana!!!!

Etelvina, representando alguém que me deu muito colo virtual numa hora difícil e que está muito presente na minha vida de uns tempos prá cá…

Roubei, tá Meméia?! Com medinho, porque sei que não gostas muito de aparecer …Um brinde à amizade!

Kika, amiga lá dos pampas, assídua do blog, ao lado de  Marthinha e Saroca…lindas de viver !

Amigas Neide, Cecília e Gisele, do Lar do Focinho Amigo  em reunião na Lagoa…bons tempos!

Meus pais, ora essa…meus melhores amigos!

Minha doce amiga Terezinha …uma eterna elegante.

O bando de gente querida da Rio Sport Center…

e a super Jackie !

A incomparável Babo!mais que uma  professora de dança do ventre- e eu tietando ao fundo…

Amigas de loooonga data,lá do meu RGS !!!! Leiloca e Caína

A minha comadre Baixinha e a minha amiga Vera numa tacada só…

 

Meus compadres portugueses, ora pois, grandes amigos!!! Amo essa turma!!!

e suas lindas filhas( Carolzinha , minha afilhada e Ju)

Tio Fernando…da bela Curitiba.

Amigas queridas…mãe e filha, Vânia e Alícia!

Meu amigo Lu …que sempre me apoia na hora de avançar num brigadeiro!

Compadres César e Èlide…dindos do Alexandre…

Marthinha, uma pérola que escorregou no chão da minha meninice…e que tive a sorte de achar de novo …e sua linda família.

 

Migucha Albitcha em primo plano incorporada por um dos seus personagens.


E acabo este post cantando pra vocês:

AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR…

DO LADO ESQUERDO DO PEITO…


DENTRO DO CORAÇÃO…


ASSIM FALAVA A CANÇÃO DO MILTON.

OBRIGADA, A TODOS VOCÊS POR ENRIQUECEREM A MINHA VIDA !!!!!

Ah…e se tu, amigo, não tiveres foto aqui, por favor me envie que eu posto, tá?

Eu não tenho foto de todo mundo, PLEAAAAASE, não se ofenda!!!! De preferência que eu esteja junto e linda! rs

