Estou no banho quando reflito sobre o insight de uma grande amiga  que diz que “ o autoconhecimento é o nosso mestre “.

Concordo  em grande parte  , só digredindo  , ou melhor, somando a minha neófita  percepção à dela , numa ousadia de  aprofundar este tema dentro de mim , e que me leva a minha atual conclusão:  O auto conhecimento é UM dos nossos mestres .

Os outros conhecimentos advêm de nossa capacidade  de captar os ensinamentos do Universo e das mentes iluminadas que passaram  por aqui e de outras que por aqui transitam  , através da absorção ou interiorização  de  uma consciência  maior que paira  sobre todas as coisas.

Claro que o filtro de tudo somos nós. E nisto vejo a grande verdade das palavras de Renata. Porque assimilamos  e tranformamos este saber,esta consciência dentro de nós…a transmutamos  em nossas verdades . E sei que é a isto que ela se refere.

Sozinhos, apenas com o conhecimento  inato de   nós próprios , sem que  façamos movimentos em direção à procura de nós mesmos  buscando  outras fontes , ficaremos estagnados  e será impossível nos realizarmos na nossa amplitude como seres vocacionados  que somos…para o bem e para a felicidade do jeito que agora podemos experimentá-la…rumo à felicidade maior , num outro plano.

Esta divagação é apenas um ensaio  , um exercício de pensamento, uma forma de sarau moderno virtual…pois  temo que Renata tenha mesmo razão, porque ela (e a maioria de nós),encontra  eco nas palavras do  sábio  Sócrates, e no seu  lema :

“conhece-te a ti mesmo “.

Então, o Autoconhecimento é o nosso mestre?

Claro que sim.

Na verdade, cada um percebe as coisas à sua maneira. Nenhuma  teoria é totalmente certa, nem totalmente errada.

Está aberto o debate  para que cada um  possa expressar o que sente e pensa a respeito.

Meu papel de advogado do diabo está concluído.

Obrigada velho Sócrates !!!

